domingo, 23 de novembro de 2014

VERDADE



Do dicionário Michaelis entende-se como verdade: concepção clara de uma realidade, exatidão, princípio certo e verdadeiro, sinceridade, boa-fé, axioma.

Aletheia em grego, verdade tem o significado de não oculto, não escondido. Ou seja, aquilo que se manifesta aos olhos.
Veritas em latim, verdade tem significado de precisão, ou seja, relaciona-se ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz, com detalhes e com fidelidade, o ocorrido.
Emunah em hebraico, verdade significa confiança, a verdade é uma crença com raiz na esperança e na confiança, relacionadas ao futuro, ao que será ou ao que virá. Sua forma mais elevada é a revelação divina. Pode-se dizer que é uma relação de conformidade entre o que vemos e o que de fato é.

Contudo, para o filósofo Nietzsche, a verdade é um ponto de vista. Ele não definia nem aceitava definição da verdade. Afirmava que não se poderia alcançar a certeza sobre se alguma coisa é verdadeira ou não.

O Maçom deve sempre estar em busca da verdade, desde a iniciação até os graus mais elevados. Para a Maçonaria, a Verdade é uma característica e um atributo divino. Somente se atinge a Verdade por meio do aperfeiçoamento moral e aplicação da razão.

Um pequeno conto que ilustra a verdade.
Um guru caminhava com seu discípulo pela cidade portando um saco repleto de mentiras e verdades, assim quando cruzava com uma pessoa boa, dizia ao discípulo, entrega-lhe uma verdade, e quando cruzava com uma pessoa má, dizia ao discípulo, entrega-lhe uma mentira e assim foi durante todo o percurso da cidade, cruzaram por dezenas de pessoas boas e más e foram distribuindo verdades e mentiras. Até que acabou toda a mentira do saco e ficou apenas meia verdade e o guru pergunta ao discípulo. Para quem você daria meia verdade? E empolgado responde o discípulo, para uma pessoa boa é claro, o guru sorri e diz, meia verdade é pior que uma mentira, pois uma mentira é fácil de destrur, mas a meia verdade é enganadora.

Autor: Ir.'. C.'.M.'. S.E.N.
Loja Maçônica Estrela Polar da Fraternidade, 127.
Oriente: Camaçari-BA, Brasil.
REAA
GLEB – Brasil

Como citar este trabalho: <http://estrelapolardafraternidade.blogspot.com.br/2014/11/verdade.html> Acesso em : (dia, mês e ano da consulta).


Referências

<http://www.mackenzie.br/boletim_abril09.html>. Acesso em: 28 de Outubro de 2013.

<http://www.maconaria.net/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=18>. Acesso em: 28 de Outubro de 2013.

<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=verdade>. Acesso em: 28 de Outubro de 2013.
                                  
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo. Ática, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário